Aprendizagem e desenvolvimento: um caminho para o sucesso no mercado de trabalho

O Colégio Rainha D. Leonor pretende realizar o projeto "Aprendizagem e desenvolvimento: um caminho para o sucesso no mercado de trabalho" para proporcionar aos seus alunos uma formação profissional de dimensão europeia. O objetivo é a realização de uma Formação em Contexto de Trabalho em Malta, enquadrada na medida mobilidade do projeto Erasmus+. O nosso parceiro priviligiado será a Stage Malta, uma entidade intermediária, cujo o seu objetivo é transformar o conhecimento dos participantes numa experiência valiosa em benefício dos alunos, graduados e mentores. O projeto destina-se a 16 formandos de ambos os sexos, entre os 15 e os 20 anos, que frequentam atualmente o 2.º e 3.º anos dos cursos de Técnico de Ação Educativa, de Técnico de Desporto, de Técnico de Comunicação: Marketing, Relações Públicas e Publicidade e do Curso de Técnico de Desenho Gráfico e, a 2 professores das áreas do Desporto e das Línguas. A duração do projeto decorre de 1 de setembro de 2019 a 31 de agosto de 2020, realizando-se o intercâmbio entre os meses de abril e junho de 2020.
O projeto em causa pretende não só possibilitar uma experiência de excelência de estágio aos alunos e uma experiência de job shdowing aos docentes, de forma a contribuir decisiva e positivamente para o seu futuro académico, pessoal e profissional, mas também estabelecer a ligação entre o ensino formal e a aprendizagem não formal, nomeadamente em contexto de trabalho.

São nossos principais objetivos:
• a necessidade e a urgência e grande motivação de renovação de práticas pedagógicas, procurando oferecer a melhor preparação possível aos nossos alunos para o mercado de trabalho;
• devido à conjuntura socioeconómica pela qual o país atravessou, alguns alunos passaram a encarar o futuro com preocupação, havendo uma maior preocupação com uma formação real e prática, através do desenvolvimento de atividades que permitam a criação e aprofundamento de atitudes mais pró-ativas e empreendedoras nos nossos formandos;
• atualizar o nosso Projeto Curricular de Escola (PCE), um passo crucial na captação de novos alunos para a escola, uma necessidade e preocupação da nossa instituição;
• necessidade de estabelecer relações com instituições europeias (internacionalização/dimensão europeia), integrando no nosso plano de desenvolvimento estes vínculos de cooperação internacional.
• melhoria das competências linguísticas dos nossos formandos, nomeadamente nas línguas estrangeiras ao nível da oralidade e da escrita, pois a região Oeste para além de ser uma zona turística, também tem uma taxa elevada de estrangeiros a residir nesta região.

 

Este projeto tem como principais objetivos desenvolver hábitos e métodos de trabalho bem como um forte sentido de responsabilidade profissional. Acreditamos que os nossos alunos irão aprender preceitos e regras inerentes às relações humanas no trabalho, desenvolver a capacidade de iniciativa e o espírito empreendedor ao contactar com os hábitos profissionais e culturais de outra realidade.
Ademais, os docentes participantes no job shadowing poderão contactar com metodologias e abordagens pedagógicas diferentes das suas, podendo posteriormente inovar aquando da sua atividade laboral. Simultaneamente, poderão partilhar com colegas das mesmas disciplinas, novas abordagens aos conteúdos lecionados. A internacionalização do saber ser, do saber fazer e do saber estar, são, na nossa perspetiva, aspetos muito importantes, pois o contato com novas formas de aplicar os diferentes saberes promovem experiências enriquecedoras para a nossa comunidade escolar.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now